Controle de PragasDicas

Como Acabar Com Escorpiões

Tipos de Escorpiões

Como Acabar Com os Escorpiões

Apesar do tamanho desses aracnídeos, eles costumam causar pavor em qualquer pessoa que os encontrem. São pequenos, mas a grande maioria das espécies são venenosas, e algumas, possuem venenos perigosos para saúde humana, principalmente para idosos e crianças.

E ao contrário do que se pensa, os escorpiões não atacam as pessoas. Quando picam, eles apenas se defendem de um membro que invadiu o seu território. Como os animais se abrigam em locais inesperados, é fácil se surpreender com um deles no meio de pedras, entulhos e até calçados dentro de casa.

Principais Fatores Para Infestação de Escorpiões 

Principais Fatores Para Infestação de Escorpiões

Com o desmatamento de algumas regiões, os escorpiões avançaram, inclusive, para centros urbanos. Com isso eles invadem residências, escritórios, galpões, depósitos e outros locais que oferecem abrigo e alimento. Vivem também debaixo de pedras, tijolos, telhas e nas fendas das árvores.

Um dos fatores é a ausência de predadores naturais, como os lagartos e lagartixas, raposas e sapos. Evite matar esses animais, pois com a ausência desses, a probabilidade de uma infestação de escorpiões aparecer é bem maior.

Um dos grandes predadores naturais, super eficientes são as galinhas. Manter algumas em quintal de casas é ótimo para garantir que não apareçam escorpiões.

Principais Espécies de Escorpiões no Brasil

Da classe dos aracnídeos, os escorpiões possuem variadas espécies, cerca de 2.000 em todo o mundo, já no Brasil, existem certa de 160 espécies. Na região de São Paulo existem três espécies mais comuns;

Escorpião amarelo (Tityus serrulatus), Escorpião do Nordeste (Tityus stigmurus)

Escorpião amarelo (Tityus serrulatus)

Estas duas espécies adaptaram-se ao ambiente urbano, vivendo no interior de galerias de esgoto, águas pluviais, de instalações elétricas e bueiros.

O veneno de escorpiões Amarelos, parecem ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal. Estes sintomas, devido ao seu peso corporal, são mais acentuados em crianças, e devido às condições físicas, aos idosos. Sua ferroada assemelha-se em grau de toxicidade da ferroada de uma abelha.

Escorpião marrom (Tityus bahiensis)

Escorpião marrom (Tityus bahiensis)

 

O seu veneno é neurotóxico, ou seja, age sobre o sistema nervoso. O tratamento da picada é sintomático e pode ser feito utilizando-se soro antiescorpiônico. Seu veneno é menos potente do que o do escorpião-amarelo.

Esta espécie está mais restrita as áreas verdes, como parques, terrenos com vegetação e córregos. Pelo fato de possuírem reprodução sexuada, suas populações não aumentam muito se comparadas com as de escorpião amarelo e amarelo do Nordeste. Os acidentes costumam acontecer quando há movimentações de terra em determinada área e os escorpiões sentem tais vibrações e se deslocam para outro local, muitas vezes uma residência. Outro fator de encontro com tal espécie é o fato de populações humanas estabelecerem suas residências em áreas de mata onde estes escorpiões vivem.

 

Quais são os Alimentos dos Escorpiões?

Por serem carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como baratas, grilos e moscas, alimenta-se também de algumas espécies de aranhas e cupins. Quando não encontram comida, os escorpiões devoram-se uns aos outros. Com alimento em abundância, principalmente, baratas e água disponíveis, contribuem com o aumento do número de indivíduos e, consequentemente, com a possibilidade de haver acidentes com humanos.

Como se Prevenir Contra o Aparecimento dos Escorpiões?

Mantenha quintal sem mato e grama aparada.

Quer acabar com os escorpiões?

Algumas condições propícias fazem que os escorpiões se proliferem, por isso, alguns cuidados são necessários.

Evite acumular entulhos em quintais;

Não acumule lixo em terrenos baldios;

Mantenha quintal sem mato e grama aparada;

Mantenha o ambiente sempre limpo, sem restos de alimentos, assim evita a busca do escorpião por alimentos e evita também o surgimento de baratas que são o principal alimento desse aracnídeo;

O Escorpião tem preferência por locais frescos e úmidos (restos de entulho, montes de folhas, madeiras velhas etc.).

Dentro das residências, sua preferência é por roupas limpas, cesto de roupas sujas (por causa do cheiro humano) e sapatos fechados.

Ele também gosta de móveis de madeira, canos de esgoto e pequenas gretas no chão e paredes.

Além das medidas a serem tomadas acima, outras cautelas devem se ter para evitar o surgimento desses animais:

– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;

– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;

– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;

-Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;

– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;

 Como acabar com Escorpiões?

Desinsetização contra escorpião.

A infestação de escorpiões, na grande maioria dos casos, só é possível ser controlada, com empresas especializadas em controle de pragas, que usem inseticidas registrados e permitidos pelo ministério da saúde, para o extermínio da praga. Uma pulverização é feita na região da infestação. Caso o aparecimento da praga surja com frequência, é indicado fazer o acompanhamento e o controle de pragas a cada 3 meses.

Faça o controle de pragas com frequência, se você estiver com o local sem baratas, moscas e outros alimentos para o escorpião, não será um local atrativo para ele.

Caso seja picado por um escorpião, procure imediatamente um médico e, se possível, leve o animal, para que seja feita a identificação. O tratamento geralmente consiste no alívio da dor (anestésico) e na administração de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico.

Busque sempre, todo tipo de orientação necessária antes de realizar o serviço, e o mais importante, se você percebeu a invasão da praga, não espere muito tempo contratar um serviço de desinsetização, pois quanto maior o tempo maior a proliferação da praga e mais difícil será o controle.

 

Obtenha já seu orçamento. Envie seu pedido para contato@biodesin.com.br ou ligue (11) 4899-0517 e nós entraremos em contato com você!

2 thoughts on “Como Acabar Com Escorpiões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *