Brocas

Brocas

Filo: Arthropoda | Classe: Insecta | Ordem: Isoptera

As Brocas de madeira seca, podem ser facilmente confundida com cupins, pois as duas espécies, soltam resíduos do local atacado, o pó da madeira. O Pó que a Broca solta geralmente é mais fino, parecido com o pó de canela. Diferente do pó do cupim de madeira seca, que é mais granulado.

 Apesar de não terem tanto poder de destruição como á dos cupins, as brocas podem causar grandes danos em móveis, por permanecerem um longo tempo no madeiramento, já que o ciclo do cupim da fase de larva até a fase adulta pode levar de 1 á 3 anos.

O Ataque da Broca se inicia, quando a fêmea adulta deposita seus ovos na madeira e assim que eclodem os ovos, as larvam se alimentam do subtrato da madeira. É nessa fase larval, que seu poder de destruição é maior, já que é o período maior da praga, até sua fase adulta.

Na fase larval a fêmea se instala no interior da madeira e na fase adulta elas migram para a superfície da madeira, onde machos e fêmeas se encontram, se acasalam, e as fêmeas voltam a depositar os ovos no mesmo, ou em outro móvel ou madeira. É nessa fase adulta que percebemos o ataque da praga.

Sua destruição é silenciosa como a dos cupins e geralmente é percebida, depois que uma boa parte da madeira é consumida.  Outra característica  da broca de madeira seca é a o furo deixado na madeira. Nesse local, encontra-se o resíduo deixado pela broca, que sai durante o escavamento para sair da madeira.

Algumas das Espécies de Brocas mais Conhecidas

SUPERFAMÍLIA Bostrichoidea – Família Anobiidae 

São conhecidas como brocas falsas, pois atacam madeiras e folhas secas de diversas espécies. A cabeça não é destacada do corpo, que tem formato oval. Apresenta coloração castanha escura à preta. Geralmente atacam madeiras moles. Deposita seus ovos em fendas ou orifícios existentes na madeira. Dificilmente infestam duas vezes o mesmo local. Causam grande prejuízo por ter um ciclo de vida muito rápido, um casal produz 200 ovos em 10 dias e no mesmo local.

SUPERFAMÍLIA Bostrichoidea – Família Bostrichidae 

Apresentam o corpo em formato cilíndrico e tórax mais áspero, antenas em forma de clave e cabeça não destacada do corpo. Sua coloração é castanha escura. Perfura a madeira para depositar seus ovos e geralmente atacam madeira dura, podendo também atacar madeiras moles.

SUPERFAMÍLIA Bostrichoidea – Família Lyctidae

São as chamadas brocas verdadeiras, atacam tanto madeira dura quanto mole. Apresentam coloração variando do castanho escuro ao preto. A cabeça é destacada do corpo, que tem formato achatado. Deposita seus ovos nos poros da madeira. Seu principal sinal de infestação é a presença de resíduos de madeira nas saídas dos túneis. Causa grande dano por infestarem o mesmo local mais de uma vez.

Sinais de infestação: Presença de túneis de forrageamento, comumente em batentes de portas, fundos de armários e guarda-roupas embutidos, caixas de luz, conduítes, dentre outros. 

SUPERFAMÍLIA Bostrichoidea – Família Curculionidaii 

Apresentam cabeça prolonga-se em um rosto, de formato mais ou menos alongado, reto e voltado para baixo. São da mesma família do bicudo-do-algodoeiro. Normalmente, ataca grãos armazenados, mas podem atacar madeiras moles.

Ciclo de Vida das Brocas de Madeira

Possui 4 fases: ovo, pupa, larva e adulta. 

A fêmea da broca de madeira, deposita seus ovos em rachaduras de madeira ou dentro de furos de saída já feitos por outros insetos. Os ovos eclodem em aproximadamente 3 semanas, produzindo larvas.

Essas larvas têm a forma de um “C”, possuem 1mm e sua cor é branca. De 3 a 4 anos, as larvas vão caminhando através da madeira, se nutrindo da celulose. Cerca de 8 semanas depois as brocas de madeira viram adultas e atravessam a superfície, criando um orifício de saída. Esse buraco origina a poeira, sendo estes os primeiros sinais visíveis de uma infestação.

Como Evitar a Broca de Madeira

Uma infestação só pode ser controlada com eficiência com utilização de inseticida específico através de pulverização ou injeção diretamente na peça afetada.

Os produtos não danificam ou modificam o local. A aplicação do produto é essencial para evitar uma reinfestação.
Para esse tratamento é necessário serviços específicos de controladoras de pragas, onde deverá ser utilizado produtos próprios para a praga.

Principais Problemas Causados Pela Broca

Como os cupins, as brocas de madeira são pragas urbanas que destroem patrimônios silenciosamente. Os principais problemas que as brocas de madeira causam, são a destruição de móveis, forros de madeiras e piso de madeira. Se não controladas logo que identificadas, a migração para outras peças de madeira é de forma rápida e silenciosa, comprometendo grande parte de mobília do local.

Curiosidades Sobre a Broca

 As brocas de madeira fazem um barulho característico ao bater a cabeça na madeira.

Vivem pouco tempo. Algumas espécies sobrevivem apenas 24 horas como insetos adultos.

A broca de madeira também é conhecida como bicho de madeira

Como o inseto não vive em grupo, cada furo é a saída de uma broca adulta. Se o acesso não for fechado, pode ser usado por outro inseto da espécie.

Algumas madeiras, como a de peroba, dificilmente é danificada pelas brocas de madeira por ser dura naturalmente.

Diferente dos cupins, que deixam suas câmaras limpas na superfície da madeira, as brocas de madeira mantêm as galerias sujas e com acúmulo de serragem e excrementos.

Algumas espécies verificam o teor de amido na peça de madeira antes de depositar seus ovos.

O pó deixado pelas Brocas é fino e  se assemelha ao pó de canela, tempero de cozinha, e varia de coloração de acordo com a madeira.

Acabe Com as Brocas Peça um Orçamento Grátis!