Pulgas

Dedetização de Pulgas

A dedetização de pulgas é sempre um desafio, além de ser muito pequeno e ágil, o animal pode se espalhar rapidamente por todos os ambientes. Por isso a necessidade de se fazer o controle com produtos e profissionais adequados. Através das picadas a pulga pode transmitir doenças sérias, tanto para animais como para humanos, por serem animais hematófagos, que se alimentam de sangue, as picadas resultam em coceiras e ferimentos.

Uma pulga pode colocar até 50 ovos por dia e pular em uma altura de até  um metro, resultando em uma rápida proliferação dentro dos ambientes. E é por isso, que se torna mais difícil fazer o controle dessa praga, mas tomando as medidas necessárias e utilizando os produtos próprios é possível  fazer o extermínio da praga. 

Como é Feita a Dedetização de Pulgas?

Para o controle de pulgas funcionar, ações em conjunto são necessárias para o sucesso do extermínio.

Se você tiver animais de estimação em casa como cachorro e gato, é necessário fazer o tratamento contra pulgas no animal, junto com a dedetização do ambiente.

No dia do controle do controle de pragas, o animal deve ser levado para tratamento e afastado do local por no mínimo 8 horas. Os produtos utilizados para a desinsetização de pulgas, não são tóxicos, mas o afastamento é necessário para evitar possíveis sensibilidades aos animais.

A desinsetização de pulgas é feita em duas etapas, na primeira etapa ,é feita uma pulverização em todo o local infestado para atingir  a praga na fase adulta. Após a realização do primeiro serviço, é necessário esperar até 10 dias para fazer uma segunda aplicação do veneno para pulgas, esse período é esperado para que os ovos deixados pela praga na fase adulta eclodam, uma vez que o veneno não penetra na casca dos ovos, sendo assim, é feita a segunda fase, uma nova pulverização é realizada para atingir o restante dos ovos agora já eclodidos, interrompendo assim, o ciclo de reprodução das pulgas.

Para uma melhor eficácia, após a primeira e segunda pulverização é aconselhável fazer uma limpeza com aspirador de pó, ajudando a eliminar possíveis ovos e pulgas presentes no local. Após a aspiração o descarte adequado do saco do aspirador é necessário, feche-o dentro de saco de lixo e descarte em lixeira ou se possível queime-o. 

Doenças Transmitidas Pelas Pulgas

Não são apenas as picadas das pulgas que se deve preocupar-se, as pulgas podem transmitir doenças sérias para os bichinhos de estimação e também em seres humanos. Nos animais, elas podem transmitir a doença do carrapato e dermatites. Nos seres humanos, as pulgas podem transmitir a febre maculosa, uma doença perigosa, que causa fortes dores de cabeça, febre alta que pode durar até três semanas, dores no corpo, calafrios, e edemas pelo corpo.

Espécies de Pulgas

FAMÍLIA Pulicidae – PULGA DO RATO | Xenopsylla Cheopis 

O principal hospedeiro é o rato-urbano. Também pode atacar outros mamíferos e o homem. Principal agente transmissor da Peste Bubônica, doença epidêmica contagiosa (quase fatal), que causa manchas escuras na pele e hemorragias internas.

FAMÍLIA Pulicidae – PULGA DO CÃO | Xenopsylla Canis 

Infesta tanto cães quanto gatos, podendo picar rato, outros animais e o homem. Substituiu a P. irritans e tornou-se problema por infestar animais domésticos. Mais comum em regiões de clima frio. Sua principal característica é possuir uma sutura (prega) dupla no 2º segmento do 3º par de pernas. 

 
FAMÍLIA Pulicidae – PULGA DO GATO | Xenopsylla felis 

Também atacam o homem e vários outros animais. Capaz de transmitir doenças ao homem, além de provocar alergia. Mais comum em regiões de clima quente.

FAMÍLIA Pulicidae – PULGA DO HOMEM | Pulex irritans 

Podem sugar outros hospedeiros, como suínos, cães e gatos e, raramente, ratos. Sua ocorrência é maior em casas muito velhas. Era a espécie principal do homem por habitar principalmente seus ambientes, mas está quase totalmente erradicada.

FAMÍLIA Tungidae – BICHO DE PÉ | Tunga penetrans

Esta espécie é mais comum nas zonas rurais. A fêmea fecundada penetra na pele do homem e de outros animais, causando forte coceira e ulceração. Adquire-se andando em áreas infestadas, como currais, chiqueiros e praias.

A BIODESIN tem experiência, tecnologia e metodologia própria para o Controle de Pragas em hotéis, hospitais, cinemas, hostels, pousadas, residências e outros ambientes urbanos e industriais. A BIODESIN oferece não apenas segurança quanto ao êxito do controle da infestação de Percevejos e outros insetos, mas sustentabilidade ambiental, que é a diferencia.